
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
Quer descobrir o que fazer em Belém do Pará, cidade do Círio de Nazaré, do tradicional Mercado Ver-o-Peso, dos muitos rios e do típico Pato no Tucupi?
Opções não vão faltar, até mesmo para o viajante mais exigente: são diversos edifícios históricos, cenários naturais inesquecíveis, museus, igrejas e muito mais na capital mais antiga da Amazônia!
Criamos um guia completo para você curtir a capital paraense, incluindo os melhores pontos turísticos, dicas para se divertir à noite e até onde se hospedar! Confira!
Faça sua cotação de passagens aéreas para Belém do Pará no Passagens Promo e tenha até 35% de desconto. Aproveite!
Índice
Considerada a porta de entrada para a Amazônia, a capital paraense tem muitas atrações históricas e várias opções de passeios ao ar livre.
Os principais pontos turísticos em Belém do Pará incluem complexos históricos, centros culturais, parques e até um dos mais antigos mercados brasileiros ainda em atividade.
Além do turismo em Belém do Pará propriamente dito, o viajante ainda tem a chance de visitar cenários inesquecíveis nos arredores da cidade, como a Ilha do Combu e o Forte do Presépio.
A viagem continua pela gastronomia paraense, do já famoso açaí ao tradicional pato no tucupi, celebrando os inconfundíveis sabores amazônicos.
Não faltam lugares para conhecer no Pará, mas poucos deles têm o charme da capital mais antiga da Amazônia, Belém, fundada em 1616.
A cidade é menos longe do que muita gente imagina: fica a 3h de voo de São Paulo e Rio, e a 2h de Manaus e Fortaleza.
Uma das principais portas de entrada para a Amazônia, a cidade está entre os lugares mais bonitos no Pará, às margens da Baía de Marajó.
Para te ajudar a montar o roteiro ideal de viagem, destacamos o mapa de Belém do Pará, com os principais pontos turísticos da cidade. Confira!
A maneira mais fácil de chegar à cidade de Belém do Pará é por meio do Aeroporto Internacional de Belém (Val de Cans). A boa notícia é que você pode economizar uma boa grana na compra das passagens aéreas!
Se você está planejando uma viagem para o Pará, faça cotação de passagem aérea barata no melhor comparador do Brasil, o Passagens Promo.
Nossa plataforma permite que você compare os preços das principais companhias aéreas para qualquer destino do Brasil ou do mundo, facilitando a tarefa de encontrar o preço mais baixo.
Não deixe de criar um alerta para receber notificações quando o preço para o trecho desejado sofrer alguma alteração ou entrar em promoção!
Para que você consiga montar o roteiro ideal de viagem, vamos contar sobre os principais pontos turísticos de Belém! Confira!
Se você ainda está em dúvida sobre onde ir em Belém, o Centro Histórico pode ser um bom ponto de partida, já que concentra boa parte das atrações turísticas da cidade, como o Forte do Presépio.
Também fica na região a Catedral Metropolitana de Belém, erguida no século XVIII e de onde parte o tradicional Círio de Nazaré. Na praça da catedral está, ainda, o Museu de Arte Sacra de Belém.
Além dos vários pontos turísticos, o centro histórico chama a atenção dos visitantes pela arquitetura diferenciada, inspirada na Belle Époque.
A Feira do Açaí é um dos mais tradicionais mercados ao ar livre da cidade, mas demanda disposição dos turistas, pois acontece em plena madrugada, bem perto do Mercado Ver-o-Peso.
O local é onde acontece a descarga do açaí que chega à capital paraense pelo rio e representa muito bem a importância do fruto que movimenta a economia e a gastronomia da região.
Se você decidir visitar a Feira do Açaí, o ideal é estar no local por volta das 5h. Lembre-se de que é um lugar de muito trabalho, então tente não atrapalhar as pessoas que atuam na descarga do açaí!
Também conhecido como Palacete das 11 Janelas, a Casa das 11 Janelas é uma construção histórica que abriga um amplo acervo de arte contemporânea, em frente ao Forte do Presépio.
Até mesmo as pessoas que não são muito aficcionadas em arte podem curtir o passeio: o pátio exterior do palacete tem um belo jardim com vista para o rio.
A Catedral Metropolitana de Belém, ou Catedral da Sé, é o ponto de partida do Círio de Nazaré, a mais importante festa da capital paraense, que acontece durante o mês de outubro.
Construída em 1755, bem em frente à Casa das 11 Janelas, é da catedral que sai a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em procissão, rumo à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
Pertinho do Mercado Ver-o-Peso, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês existe desde 1640, poucos anos depois da fundação de Belém do Pará.
Mais modesta que a Catedral Metropolitana de Belém e a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a igreja tem grande importância na tradição religiosa da cidade e abriga uma interessante coleção de arte sacra.
O Mercado Municipal, ou Mercado Ver-o-Peso, é o maior mercado a céu aberto da América Latina e um dos principais pontos turísticos de Belém do Pará.
É uma parada obrigatória em qualquer visita a Belém, além de ser um lugar onde se encontra de tudo um pouco: vegetais, farinhas, camarões e peixes, ervas medicinais, temperos, artesanato e comidas típicas.
Patrimônio arquitetônico e cultural de Belém, o Espaço São José Liberto existe desde 1749 e já foi de tudo um pouco: convento, hospital, presídio, quartel e até olaria!
Desde 2002, o local abriga um centro cultural e vários museus: Museu de Gemas do Pará, Memorial da Cela, Casa do Artesão, entre outros.
Funcionam no Espaço São José Liberto, ainda, uma capela, um auditório e o anfiteatro Coliseu das Artes, bem como o charmoso Jardim da Liberdade e o Polo Joalheiro de Belém, incluindo uma escola de ourivesaria.
Se você gosta de passeios ao ar livre, não deixe de visitar o Bosque Rodrigues Alves, um jardim dedicados a espécies zoobotânicas típicas da Amazônia, que existe desde 1883!
São mais de 15 hectares de área verde bastante convidativa para caminhadas: o espaço é considerado um belo cenário para fotos, com direito a vários lagos, ruínas de pedra e até orquidário.
Como o nome sugere, o Museu do Círio é totalmente dedicado à mais importante procissão do Pará, o Círio de Nazaré.
O acervo inclui mais de 2.000 peças que contam a história da festividade católica que até hoje é o maior evento turístico da cidade.
O Círio de Nazaré acontece anualmente, no mês de outubro, e é uma das maiores celebrações religiosas de todo o mundo, atraindo mais de 2 milhões de fiéis para celebrar a padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré.
O calendário das festividades inclui missas, procissões, romarias e vários eventos beneficentes.
O ponto alto acontece no primeiro domingo de outubro, quando uma imensa procissão acompanha a imagem da santa desde a Catedral Metropolitana até a Basílica.
Diariamente, diversos passeios de barco partem da Estação das Docas para explorar a região.
Um dos destaques é o passeio fluvial Orla ao Entardecer, que funciona de terça a domingo, às 17h30, e permite que os visitantes tenham uma visão privilegiada do pôr do sol direto do rio!
Algumas empresas oferecem, ainda, passeios noturnos, para que os visitantes possam contemplar a orla de Belém sob uma perspectiva pra lá de diferente!
Se durante o dia não faltam alternativas de passeios e atrações turísticas, a vida noturna não é muito diferente! O viajante tem várias opções de lugares para passear em Belém à noite!
Uma boa dica é aproveitar as luzes da cidade após o pôr do sol para conhecer a capital paraense por uma nova perspectiva: vários passeios fluviais partem em horários regulares da Estação das Docas, entre as 17h30 e às 20h.
A região também concentra vários barzinhos e restaurantes, com comidas típicas da região e cervejas artesanais.
Se você procura uma atração mais cultural, é possível visitar durante a noite o Forte do Presépio ou a Casa das 11 Janelas, que recebe exposições de arte e oferece uma vista privilegiada para o rio.
Você sabia que Belém está entre os melhores lugares para viajar no Carnaval? É isso mesmo que você leu: a capital paraense tem uma folia bem tradicional, com direito a desfile de escolas de samba e programação multicultural!
Boa alternativa ao circuito clássico de Carnaval, como Rio, Salvador, Recife e Belo Horizonte, o Carnaval de Belém inclui blocos carnavalescos não apenas na cidade, mas também nas redondezas, como as ilhas de Cotijuba e Outeiro.
Você sabia que Belém detém o título internacional de Cidade da Gastronomia, da Unesco? Isso quer dizer que um dos principais atrativos turísticos da cidade é sua riquíssima gastronomia, centrada nos sabores amazônicos.
Isso também significa que a tarefa de decidir onde comer em Belém do Pará pode ser mais difícil do que parece, mas vamos te dar uma forcinha!
Uma boa pedida é o restaurante Lá em Casa, que funciona há mais de três gerações e fica na Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos da cidade, onde estão os principais barzinhos e restaurantes.
Para provar sorvetes artesanais produzidos com frutas típicas do Pará, visite a Sorveteria Cairu, que tem mais de 50 anos de tradição e oferece sabores típicos, como açaí e tapioca.
Para uma experiência gastronômica em um dos mais belos cenários da capital paraense, visite o restaurante Manjar das Garças, no centro da cidade.
Outra boa alternativa para provar a gastronomia de Belém é o tradicional Mercado Ver-o-Peso!
Apesar de ser um dos grandes polos turísticos do Norte brasileiro, Belém do Pará não tem uma rede hoteleira tão ampla quanto muita gente imagina.
No entanto, como a região turística é relativamente pequena, não será difícil escolher uma opção de hospedagem de qualidade. Além disso, os preços podem ser considerados bastante camaradas e caem ainda mais nos fins de semana.
A alta temporada acontece no mês de outubro, quando acontece o Círio de Nazaré e os preços disparam: se a sua viagem for nesse período, lembre-se de fazer as reservas com antecedência, ou corre o risco de não encontrar vagas!
A melhor região para se hospedar é o famoso bairro do comércio, Campina, onde fica a maior parte das atrações turísticas da cidade, como a Estação das Docas e o Mercado Ver-o-Peso.
A 3 km do centro histórico, o bairro Umarizal concentra os melhores restaurantes, bares e lojas da cidade, surgindo como uma excelente opção para quem quer curtir ao máximo a vida noturna local.
Se você prefere se hospedar em uma região histórica, o bairro de Nazaré também tem boas opções de hospedagem e alimentação, em uma localização privilegiada: em meio às principais atrações turísticas da cidade!
Quer saber o que fazer em Belém do Pará em três dias? Nós te ajudamos com uma sugestão de roteiro!
No primeiro dia vale a pena acordar bem cedo para visitar o tradicional Mercado do Peixe e a Feira do Açaí. Em seguida, conheça o Theatro da Paz e emende com uma visita ao Complexo Feliz Lusitânia.
Aproveite para almoçar na Estação das Docas e, à tarde, faça um passeio fluvial pela orla. No fim do dia, nada melhor do que um happy hour na Amazon Beer.
O segundo dia pode começar com uma visita à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, seguida por uma caminhada agradável pelo Parque Zoobotânico.
Depois, experimente os sabores típicos do Mangal das Garças e não deixe de provar a deliciosa cachaça com jambu, um dos maiores sucessos da região!
O último dia pode ser dedicado a uma visita ao espaço São José Liberto e ao tradicional Mercado Ver-o-Peso, onde você pode aproveitar para comprar lembrancinhas para os amigos antes de voltar pra casa!
Agora que você já sabe tudo o que fazer em Belém do Pará, está na hora de fazer a cotação de passagens aéreas baratas com quem mais entende do assunto, o Passagens Promo!
Nossa plataforma permite que você faça a simulação de diferentes dias, horários e rotas de viagem, para que fique cada vez mais fácil encontrar o menor preço para suas férias!
Curtir as belezas e os sabores da capital paraense com economia? De Promo você pode!
Leia também:
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
O que fazer em São Paulo com crianças
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Festas populares: tradição e alegria pelo Brasil!
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro