
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!
Com um clima bucólico e charmoso, Biribiri, MG, é um destino perfeito para quem busca dias de descanso em meio à natureza, belas paisagens e história.
Localizada na cidade histórica de Diamantina, esse antigo vilarejo vai tornar sua viagem de férias ainda mais interessante.
Montamos um guia de turismo para que você possa curtir tudo que a região tem a oferecer aos seus visitantes, incluindo o parque estadual e a encantadora vila de casas brancas e janelas azuis. Vem conhecer!
Não perca as melhores passagens aéreas nacionais neste link!
Índice
A vila de Biribiri faz parte de uma das memórias mais importantes para os mineiros. Afinal, a região deu início à fabricação têxtil no estado de Minas.
Embora já não seja mais usado pelo setor, o pequeno vilarejo ainda se mantém preservado na Serra do Espinhaço. Com casas e edifícios antigos, a região tem pouquíssimos moradores, que continuam a dar vida ao local.
Além de uma visita histórica pelo vilarejo, não deixe de conhecer as belezas naturais do parque estadual, repleto de vegetação típica, belas cachoeiras, piscinas naturais e rotas que eram usadas por garimpeiros.
Claro que a gastronomia local não pode faltar no seu roteiro. Mesmo tendo poucas opções de restaurantes, a comida é maravilhosa. Vale a pena parar para uma refeição na antiga vila têxtil!
A vila de Biribiri, MG, está localizada dentro do parque estadual de mesmo nome, que fica na Serra do Espinhaço, no município de Diamantina, uma das cidades turísticas de Minas Gerais.
O vilarejo tem fácil acesso, já que fica a cerca de 10 quilômetros da região central da cidade.
Como o parque está situado em Diamantina, que fica a 300 quilômetros da capital mineira, a porta de entrada para explorar a região acaba sendo os aeroportos de Belo Horizonte.
Após desembarcar em BH, uma das opções é fazer o trajeto de ônibus, já que dentro dos aeroportos há empresas de transportes que fazem o percurso. Mas se preferir alugar um carro para curtir o parque e o vilarejo, saiba que o trajeto não é difícil.
Você deve acessar a Rodovia BR-40 e, depois, seguir pela BR-259 até a cidade de Curvelo. Ao chegar no município, basta pegar a BR-367 até o município de Diamantina.
Ao chegar em Diamantina, siga pela Avenida Geraldo Edson do Nascimento até a portaria do Parque Estadual Biribiri, que fica na altura do número 600.
A capital mineira possui dois aeroportos: o Internacional Tancredo Neves, conhecido como Confins, e o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, chamado de Pampulha, que recebem diariamente voos nacionais e internacionais de várias partes do Brasil e do mundo.
Independentemente do aeroporto que prefere desembarcar, nunca deixe para a última hora a compra das suas passagens aéreas para não correr o risco de encontrar os preços nas alturas.
Se você quer garantir economia e ter acesso a voos com ótimo custo-benefício, concentre as suas pesquisas na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que é famosa por apresentar passagens com os melhores preços do mercado.
No nosso site, você pode simular valores em diferentes dias e horários para garantir as promoções e os descontos mais vantajosos para ir para Diamantina.
Se você é aquele viajante que não gosta de perder nenhuma oferta, faça o cadastro no seu e-mail no nosso site para que possamos te comunicar sempre que os valores do trecho escolhido baixarem.
O vilarejo de Biribiri, considerado um dos patrimônios históricos do Brasil, foi fundado em 1877 para abrigar uma antiga fábrica de tecidos e fiação e também para mulheres de baixa renda do Vale do Jequitinhonha, um povoado mineiro.
Criada por João Antônio Felício dos Santos, o então bispo da região, a viabilização da vila somente foi possível em razão do terreno acidentado, que possibilitou a utilização da energia elétrica de uma pequena usina existente no local.
Durante a fase áurea da fábrica, a vila tinha armazém para abastecer a dispensa dos trabalhadores, escola para as crianças, pensionatos e até um consultório odontológico.
Hoje em dia, o povoado de Biribiri é composto apenas de cinco pessoas e 30 moradias, que incluem uma escola, igreja e um clube, que estão desativados.
Mesmo sendo tombado pelo Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), alguns imóveis do vilarejo estão à venda.
Mesmo sendo uma vila pequena e praticamente sem moradores, saiba que a região oferece um passeio bem interessante por suas construções antigas e muitas cachoeiras e poços, que ficam no parque estadual no qual o vilarejo está inserido.
Para você curtir a região da melhor forma, selecionamos os lugares mais interessantes da vila de Biribiri, MG e arredores. Confira!
Com 16 mil hectares, o Parque do Biribiri é o lugar ideal para quem procura contato com a natureza e atividades de ecoturismo. Localizado na parte central da Serra do Espinhaço, o local ganhou o título de Reserva da Biosfera em 2005, pela Unesco
É possível encontrar animais e espécies da fauna e flora típicas da região por todo o parque, incluindo espécies que estão ameaçadas de extinção, como veados, lobo-guarás, bromélias, orquídeas e muito mais.
O local permite trilhas em meio à natureza, que te levam para se refrescar em belas cachoeiras, poços e piscinas naturais, além de oferecer paisagens naturais de tirar o fôlego.
Para quem quer curtir as cachoeiras com capacidade máxima, é recomendado que você conheça a região no período chuvoso, entre os meses de dezembro e março, durante o verão.
Na fase de seca, que ocorre no inverno, as quedas d’águas das cachoeiras perdem força, mas ainda dá para curtir um pouco das suas belezas naturais. O parque do Biribiri funciona todos os dias, inclusive durante os feriados, das 8h00 às 17h00.
E dentro do parque estadual, você não pode deixar de se refrescar nas águas geladas da Cachoeira da Sentinela, que possui um poço cristalino, perfeito para banhos em dias quentes e ensolarados.
Além do frescor, a paisagem do local é espetacular, e você poderá admirar o curso das águas caindo sobre uma espécie de escada de rochas até desaguar no lago aos pés da cachoeira.
Para acessá-la, você precisará fazer uma caminhada de cinco quilômetros, com dificuldade média. É possível também fazer o trajeto de carro, se não quiser perder tempo.
A Cachoeira dos Cristais, Diamantina, também é uma delícia, sendo considerada uma das mais bonitas pelos turistas que viajam para a região.
Composta por três quedas d’água, a cachoeira possui um delicioso poço de águas cristalinas, que permitem momentos de pura diversão.
Além de ser uma das cachoeiras mais visitadas do parque, ela tem uma história bem curiosa e que também desperta o interesse dos seus visitantes.
Segundo registros, o seu formato foi completamente modificado no século XIX, já que o caminho do rio que dá origem à Cachoeira dos Cristais foi desviado por garimpeiros para facilitar o trabalho da extração dos minérios.
Ao visitar o Parque Estadual do Biribiri, não deixe de reservar algumas horas para se deliciar na cachoeira, que somente é acessada por uma trilha de 10 quilômetros de extensão.
Você pode aproveitar o momento para fazer uma deliciosa caminhada, ou agilizar o passeio e fazer o percurso de carro.
Para quem gosta de aliar história e atividades de ecoturismo, fazer o Caminho dos Escravos não pode ficar de fora do seu roteiro.
O trecho que compõe essa rota fazia parte da ligação do Distrito de Medonha e o município de Diamantina, que percorria ainda garimpos no entorno do rio Jequitinhonha.
Em toda essa área, é possível observar ruínas, sinalizações e estruturas naturais que eram utilizadas no passado. No local, você poderá ainda visualizar as cachoeiras do parque e, claro, se refrescar em suas águas transparentes.
Para fazer o Caminhos dos Escravos do Parque Estadual do Biribiri, MG, você precisará agendar antecipadamente.
Aliás, recomendamos que você percorra essa rota com auxílio de um guia da região, que te ajudará a acessar os caminhos mais fáceis e, claro, conhecer um pouco mais da história local. É possível fazer o trajeto de 20 quilômetros de carro, bicicleta ou a pé.
Além de cachoeiras, o parque também possui belos poços de águas cristalinas e que garantem momentos de descanso aos seus visitantes.
O Poço da Água Limpa é formado por várias piscinas naturais rasas, com águas limpas e clarinhas, atraindo muitos moradores locais, principalmente em temporadas quentes.
Em meio a uma paisagem espetacular, o Poço do Estudante é cercado por vegetação típica da região e possui uma piscina de águas cristalinas. Você pode fazer a trilha até o poço de carro ou a pé, por um trajeto de 3,5 quilômetros.
Além de curtir todas as cachoeiras do parque e fazer o Caminho dos Escravos, Diamantina, não deixe de conhecer a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que fica no vilarejo.
Construído em 1876, o templo é considerado uma verdadeira relíquia da arquitetura eclética e rococó no Brasil. Cercado por enormes coqueirais, o espaço permanece fechado para reforma, mas é possível fazer belas fotos da sua fachada.
O acervo do templo é composto por castiçais, bancos, documentos, um órgão e também imagens sacras, que foram levados para a cidade de Diamantina. No local, há ainda um relógio doado pela família real no século XVIII.
Esse pequeno vilarejo, que fica em Diamantina, não tem muitas opções gastronômicas. Se você quer descobrir onde comer em Biribiri, MG, saiba que o local tem dois restaurantes.
O Raimundo Sem Braço é um local que serve comida típica na modalidade self-service e à la carte, petiscos e sobremesas. Não deixe de experimentar o frango com quiabo e o filé a Biribiri. Uma delícia!
Já o Restaurante do Adilson serve refeições apenas na modalidade self-service, e você pode apreciar a gastronomia local debaixo das sombras das árvores em meio ao cenário bucólico do vilarejo.
Não há pousadas em Biribiri, MG e, por isso, você deverá se hospedar na região central de Diamantina, que fica a cerca de 10 quilômetros de distância. O local possui diversas opções de acomodações para todos os gostos e bolsos.
Localizado no centro histórico, a Pousada do Garimpo é uma das melhores opções para quem busca conforto e ótimos serviços de quarto. Instalado em um prédio com arquitetura colonial, a pousada conta com piscina, quartos confortáveis, sala de eventos e restaurante.
O Pouso da Chica também é uma boa escolha para quem preza por conforto na hora de se hospedar. Adaptado em dois casarões dos séculos XVIII e XIX, essa pousada tem uma proposta mais requintada e oferece um delicioso café da manhã.
Para quem prefere hospedagem barata em Diamantina, há também muitas opções como a Pousada Ouro de Minas, Pousada Vale do Garimpeiro, Hotel Jardim do Vale, Amélia Pousada e Pousada Relíquias do Tempo.
Há ainda locais mais em conta que ficam um pouco mais afastados do centro histórico, como a Pousada Presidente, Diamantina Hostel e o Hostel Pico do Itambé.
Se preferir ficar hospedado mais perto da natureza, a Pousada Vila do Biribiri, com um estilo mais campestre, fica dentro do parque estadual.
Escondida no interior mineiro, Biribiri, MG, é um encanto à parte e o destino ideal para quem está em busca de sossego em meio à natureza.
Para explorar cada cantinho do seu vilarejo e do parque estadual, não deixe de aproveitar as nossas dicas. Lembre-se também de garantir as suas passagens aéreas para Belo Horizonte com antecedência para ter acesso às melhores promoções.
Não se esqueça de ativar o alerta de preços para ser avisado sempre que o trecho selecionado tiver alteração. Quer explorar o interior de Minas Gerais com economia? De Promo você pode!
Leia também:
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!
Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!
Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!
Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!
Cidades Sul de Minas: conheça as melhores opções
Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas