
Praias de Vitória: principais, turismo e mais!
Já sabe o que fazer em Vitória quando for conhecer a capital do Espírito Santo? A cidade capixaba é a segunda capital mais antiga do Brasil e uma das 3 capitais situadas em uma ilha.
Além disso é uma ótima opção de viagem no quesito custo-benefício. Os hotéis costumam ter preços baixos nos finais de semana e no ano-novo.
A cidade possui pontos turísticos e belas paisagens e conta com a facilidade de ter em seus arredores belas praias, como em Vila Velha e Guarapari.
Um fim de semana na cidade é recheado de atrações! Bares, praias, baladas e cultura, são apenas algumas das opções do que fazer em Vitória.
Quer saber o que mais pode conferir neste destino? Então confira nesse post as principais atrações da capital capixaba!
Aproveite as melhores ofertas de passagens aéreas no Passagens Promo com descontos de até 35%!
Índice
Se você está pensando em marcar uma viagem para Vitória fique tranquilo, a capital pode ser visitada o ano todo. Isso porque o seu clima não varia muito ficando na média dos 24º C.
Por ser uma cidade litorânea, os meses de alta temporada são no verão. Nessa época turistas do Brasil inteiro visitam a capital capixaba, em especial os mineiros, já que é uma das opções de praia mais perto de Minas Gerais.
O destino tem um excelente custo-benefício em termos de hospedagem, alimentação e transporte. Com isso, na baixa temporada é possível viajar e aproveitar bem a cidade, mesmo com um orçamento baixo.
A outra dica vai para os foliões: se você quiser curtir o carnaval de Vitória, vá uma semana antes da data oficial, pois as escolas de samba desfilam apenas neste período.
Agora se você é religioso, o ideal é viajar entre 24 de abril e 2 de maio. Nesta data os fiéis celebram a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, na cidade vizinha, Vila Velha. A celebração é a terceira maior festa religiosa do Brasil!
Agora que você já sabe a melhor época pra viajar, que tal conhecer os pontos turísticos de Vitória?
A cidade de Vitória possui um aeroporto que recebe voos de todas as partes do Brasil, o que facilita, e muito, quem quer passar alguns dias no destino.
Como já falamos, o local é relativamente barato de se conhecer, com isso, as passagens aéreas acabam sendo o item mais caro.
Mas com o Passagens Promo você pode economizar também nas passagens aéreas. Basta acessar o site, inserir o local de origem e destino e pronto.
Em questão de alguns segundos você já tem acesso as opções de voos para Vitória em diversas companhias. Escolha o que tem o melhor custo de acordo com a sua necessidade de horários e dias.
Muito simples e muito fácil de te ajudar a economizar. Use Passagens Promo e faça uma boa viagem sem gastar muito!
Quem vai a Vitória não pode deixar de conhecer as praias da cidade, entre elas a Praia de Camburi e a Curva da Jurema.
Mas além de praias a cidade também oferece vários passeios culturais, além de lindas praças pra você passear e curtir um pôr-do-sol.
Encontrar um bar ou restaurante que te proporciona uma bela vista não é difícil, o que possibilita que você experimente o melhor da culinária capixaba e aprecie paisagens de tirar o folêgo.
Agora vamos conhecer alguns desses locais e começar a montar o roteiro do que fazer em Vitória.
A Catedral Metropolitana de Vitória chama atenção pela imponência. É quase impossível não ficar admirado pela sua arquitetura eclética que traz influências neogótica.
E se por fora as torres altas chamam atenção, por dentro o destaque fica por conta dos vitrais coloridos que formam imagens santas. Além disso, vista de cima o local tem formato de uma cruz.
A Catedral começou a ser construída em 1920 e só foi concluída em 1970. Já em maio de 1984 o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
A Igreja do Rosário é uma das mais tradicionais de Vitória. Ela foi construída em 1756 pelos escravos da época em homenagem à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Um pouco mais afastada do centro da capital seu acesso principal se dá através de uma escadaria voltada para o mar.
Além disso, ao lado da igreja foi construído um cemitério de uso exclusivo dos negros da época, pois os cemitérios da cidade não permitiam que os negros fossem enterrados ali, sendo eles escravos ou alforriados.
Ah, a igreja é tombada como patrimônio histórico e até hoje mantém as características originais na fachada e no frontão barroco.
Se você quiser conhecer, fique atento: as visitas acontecem de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13h às 17h e são feitas em grupo.
Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
Fique tranquilo, não enviamos spam!
E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!
Localizada na Enseada do Suá, a Praça do Papa é um famoso ponto turístico de Vitória. A Praça recebeu esse nome após o Papa João Paulo II celebrar uma missa no local, nos anos 90.
Famosa pela vista, a Praça é um dos melhores lugares para quem quer curtir um pôr-do-sol. Programa ideal para fazer a dois!
Ah, e já que você está na Praça do Papa que tal conhecer o Projeto Tamar?
A estação do Projeto fica bem pertinho e lá você vai poder ver tartarugas marinhas em um aquário imenso!
Além disso, você pode comprar lembrancinhas na lojinha do Projeto. O dinheiro arrecadado é revertido em ações para preservação da vida marinha. Legal, né?
Quem vai à capital tem que conhecer o Parque da Pedra da Cebola, uma atração turística de Vitória!
O local é uma das áreas verdes mais bonitas da cidade e ideal para ir com crianças, pois conta com brinquedos, além de mais de 100 mil metros de área verde. Ou seja, espaço é o que não falta para andar de bicicleta, skate ou patins.
Ah, e o local também tem uma área própria destinada para a prática de esportes e realização de eventos.
Além disso, no Parque você vai poder ver animais como patos, gansos, cabritos, tartarugas, entre outros. Pra quem gosta de natureza é o lugar ideal!
Mas você sabe a origem do nome do Parque?
Pra quem ficou curioso aí vai a explicação: o nome deriva de uma grande pedra que repousa sobre outra rocha e que “descama” tal qual as palhas da cebola.
Outro ponto turístico de Vitória é a Praça dos Namorados. A praça tem parquinhos, pista para skate e patinação e área para exercícios. Além disso, no entorno você vai poder desfrutar de bares e restaurantes. Ideal para um programa a noitinha, né?
E se você gosta de fazer compras, na Praça dos Namorados, todos os finais de semana acontece uma feirinha com barraquinhas de artesanato e comida. Ela funciona das 18h às 22h. Não perca!
Uma dica boa pra quem está visitando Vitória é conhecer o galpão das Paneleiras de Goiabeira.
Localizada no bairro Goiabeiras, ao lado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o local permite que o visitante tenha a oportunidade de produzir uma panela de barro com as próprias mãos!
A produção das panelas é totalmente artesanal, é cobrado um valor para que você participe da produção e você pode levar a sua panela pra casa.
Ah, lá também vende, além de panelas, outros utensílios feitos de barro como colher, potes, caldeirões e travessas.
Você também pode fazer uma encomenda especial e retirar depois. Eles fazem uma decoração de acordo com o seu gosto. Incrível, né?
Agora chegou a hora de conhecer as praias de Vitória e região. As praias mais famosas e frequentadas por turistas estão nas cidades vizinhas. Mas pode ficar tranquilo, pois é possível ficar hospedado em Vitória e aproveitar o dia nas praias ao redor, pois é tudo muito perto e tem transporte facilitado.
Se você estiver com um carro alugado melhor ainda, pois pode fazer o trajeto em menos de meia hora de deslocamento, dependendo da opção escolhida.
A Praia de Camburi é uma das principais e mais famosas praias da cidade. Seu calçadão tem uma vista incrível e reúne ao longo dos seus 5 km de orla muitas pessoas que querem caminhar, andar de bike ou patins.
É um ótimo lugar para reunir a galera para conversar, provar da culinária local nos quiosques ao redor da orla.
Já nas águas o local reúne, em sua maioria, pessoas que querem praticar windsurf, kitesurf ou ainda andar de veleiro.
A Praia de Castanheira não fica em Vitória, mas na sua vizinha famosa: Guarapari! Mas não se preocupe as cidades são próximas (51 km de distância) e Guarapari sempre vale uma visita, né?
Famosa por suas castanheiras, como o próprio nome diz, a praia de areia fofa e águas calmas e frias tem bastante sombra. Ideal para fazer um piquenique com os amigos ou com a família.
É ótima para banho de mar, pois tem águas calmas. Muitos frequentadores aproveitam para andar de banana boat ou caiaque no local.
Se você está procurando uma praia para sentar na orla e aproveitar o fim do dia, sua melhor opção é a praia da Curva da Jurema!
A praia tem ótimas opções de quiosques para quem quer terminar o dia curtindo uma música boa e bebendo uma cervejinha e é frequentada por todo tipo de público. Bom pra paquerar, né?
Próxima ao centro de Vila Velha, está a praia de Itaparica. A praia é uma das mais populares da cidade e tem uma ótima infraestrutura.
Em sua orla é possível encontrar quiosques com o melhor da comida capixaba. E se preferir restaurantes, tem também!
A noite reúne muitos jovens que aproveitam as areias para pequenas festas regadas a pagode e muito alegria.
Depois de curtir tantos passeios por Vitória dá uma fome, né? E você deve estar se perguntando o que e onde comer bem na capital capixaba. Mas não se preocupe nós vamos te dar as melhores dicas agora.
Lembrando que um dos pratos mais famosos na região é a moqueca capixaba, motivo de briga com os baianos que consideram como o modo “errado” de fazer o prato tão famoso. A verdade é que todo mundo que vai à Vitória precisa provar da verdadeira moqueca capixaba, pois o sabor é certo: sempre maravilhoso!
Por ser o prato mais típico da cidade você consegue encontrar em diversos restaurantes, dos mais simples aos tradicionais, opções é o que não faltam e nós vamos contar algumas!
A gastronomia capixaba é rica em peixes e frutos do mar. O prato mais tradicional é a moqueca, que diferente da baiana não leva leite de coco e nem azeite de dendê.
Para comer uma boa moqueca a dica é ir no Moqueca do Teresão. O restaurante fica localizado na Ilha das Caieiras e é um dos mais recomendados.
O prato tradicional é sempre feito em panela de barro e leva peixe, tomate, coentro, alho, cebolas, entre outros ingredientes. Ah, algumas costumam levar camarão que é acrescentado por último.
Outra dica é pedir as casquinhas de siri. O prato é saboroso, carnudo e com bom custo-benefício.
Com opções tão saborosas você não vai deixar de conhecer, né?
A dica agora é pra quem gosta de cerveja e quer experimentar vários sabores de diferentes de produções artesanais.
A Cervejaria Barba Ruiva oferece vários tipos de rótulos, desde as mais suaves como as pilsen até as mais encorpadas como as do tipo stout.
Além de apreciar as cervejas você pode fazer um mini tour e aprender mais sobre o processo de fabricação. E pra acompanhar isso tudo, a cervejaria ainda oferece boas opções de petiscos.
Ah, aos finais de semana tem música ao vivo. Então se você quer beber uma boa cerveja e escutar um bom rock não pode deixar de ir!
Além de saber o que fazer em Vitória é importante que o turista saiba o que tem em seus arredores. Isso porque as principais cidades turísticas, como Vila Velha, ficam a poucos quilômetros da capital.
Reserve um dia na sua agenda para conhecer e com certeza você não vai se arrepender. Os passeios são muito legais, tanto para quem viaja sozinho, quanto para quem está viajando com família e crianças.
O Convento da Penha, como é mais conhecido, é um dos principais pontos turísticos nos arredores de Vitória. Na verdade ele fica bem pertinho da capital, em Vila Velha. A cidade fica a menos de 100 km de distância e é possível fazer o passeio em menos de um dia.
Localizado no alto de um penhasco com mais de 150 metros de altitude o local atrai turistas pela sua vista incrível. Do Convento é possível ver a cidade toda!
Além disso, você ainda pode conhecer o santuário que fica no interior do convento e foi construído em 1558, e o Altar Mor que tem mais de 200 peças esculpidas em 19 tipos diferentes de mármore.
Um lugar incrível desses merece uma foto, né?
Outra dica de passeio é conhecer a Fábrica de Chocolates Garoto. A fábrica fica em Vila Velha, mas como é bem pertinho você pode ir e voltar no mesmo dia.
Na fábrica você pode fazer um “Chocotour” e conhecer todo o processo de produção de um dos chocolates mais famosos do Brasil
O tour é guiado e acontece de segunda à sexta das 9h às 15h e sábado das 9h às 10h30. Ah você tem que fazer um agendamento prévio, ok?
Outra informação importante é sobre a vestimenta. Por questões de segurança você deve ir de calça comprida (sem rasgos ou desfiados) e que cubra completamente a perna (sem deixar o tornozelo amostra), blusa de manga e tênis (sem salto).
Então fique atento para aproveitar o melhor do passeio, tá bom?
Depois de saber tudo o que tem para fazer em Vitória, vamos contar uma curiosidade incrível! Você sabia que é possível acessar a internet de graça na cidade?
Isso mesmo! Graças ao Programa Vitória Online o sinal de internet é aberto em mais de 181 localidades. Para acessar basta fazer um cadastro para entrar no sistema e conectar o dispositivo móvel.
Incrível né? Agora você não tem desculpa pra não mandar aquela selfie no grupo de amigos do WhatsApp.
Agora que você já conhece um pouquinho mais de Vitória com certeza está com vontade de viajar pra lá, não é mesmo?
A maneira mais rápida e prática é indo de avião. Por isso fique de olho nas nossas passagens aéreas para Vitória pra não perder uma promoção e não se esqueça de ativar o alerta para saber quando o trecho sofrer alterações de valor.
Acesse o Passagens Promo e faça uma consulta de voos para a capital capixaba. Com o nosso buscador você encontra as melhores opções para viajar e economizar.
Ah, compartilhe esse texto com seus amigos e familiares. Com certeza eles vão amar conhecer Vitória também.
Quer voar com tranquilidade? De Promo você pode!
Leia também:
Praias de Vitória: principais, turismo e mais!